sexta-feira, 27 de março de 2009

Trainees da Mercedes-Benz criam F-CELL Roadster Concept

Trainees da Mercedes-Benz criam F-CELL Roadster Concept


Modelo retrofuturista usa célula de combustível, tem 350 km de autonomia e velocidade máxima de 25 km/h

(25-03-09) - Como seria se o triciclo criado por Karl Benz em 1886 tivesse uma reedição nos dias de hoje? Para este caso, não será preciso ter a criatividade do designer Eduardo Oliveira para descobrir. Basta olhar as fotos deste veículo, o F-CELL Roadster Concept, criado por mais de 150 trainees da Daimler AG, empresa que controla a Mercedes-Benz.

Impulsionado por células de combustível de 1,2 kW, o veículo, que usa plástico reforçado por fibra de vidro em sua carroceria, é capaz de atingir a velocidade máxima de 25 km/h (mais ou menos o que o primeiro automóvel do mundo fazia) e percorrer 350 km.

Em vez de um volante, o veículo traz uma alavanca, assim como o Benz Patent Motor Car, nome do triciclo que deu origem aos automóveis atuais. A diferença é que a alavanca do modelo retrofuturista não tem ligação mecânica com as rodas. Tudo é comandado pelo sistema drive-by-wire, ou seja, os comandos são totalmente elétricos.

Isso demonstra que, assim como o pioneiro no mundo dos automóveis, o F-CELL também teria a dura missão de convencer as pessoas a mudar seus hábitos. No caso do Bez Patent Motor Car, a missão era convencer que motores a combustão eram seguros, que gasolina podia ser manipulada sem riscos demasiados e que aquela coisa então barulhenta chamada automóvel poderia substituir as carruagens. No do F-CELL, troque motor a combustão por sistemas drive-by-wire e gasolina por hidrogênio. O desafio será muito parecido, se não for maior.

Fonte: Web Motors

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