sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O novíssimo “triciclo” Harley-Davidson Tri Glide




Pela primeira vez em sua história de 105 anos de sucessos, a marca norte-americana Harley-Davidson lançou, em 2008, um “triciclo”. Trata-se do Tri Glide, modelo 2009, com visual baseado em sua mais luxuosa moto de turismo, a Ultra Classic Electra Glide. Na verdade, a marca oficializou o que o mercado paralelo vinha fazendo informalmente havia bastante tempo, produzindo triciclos a partir de seus modelos.

Curiosamente, para desenvolvimento do novo modelo, a Harley-Davidson fez parceria exatamente com um dos grandes transformadores de motos de diversas marcas em triciclos, a Lehman Trikes, empresa baseada em Dakota do Sul, USA. Daí nasceu o novo Tri Glide, que conta com um quadro especialmente desenvolvido, em tubos de aço e alumínio, para suportar as novas exigências de peso e carga. As rodas traseiras ganharam aros de 15 polegadas em liga leve, com um freio a disco de cada lado.

As bolsas laterais foram suprimidas em função da maior largura e dos pára-lamas das rodas traseiras. Em compensação, ganhou porta-malas traseiro equipado com chave e capacidade para 80 litros, além da bolsa superior, que foi conservada. O novo modelo Tri Glide também tem ângulo do garfo dianteiro mais aberto, passando de 29,25 graus para 32 graus e freios dianteiros com duplo disco e pinças da grife Brembo, a fim de suportar o maior peso e inércia, montados em roda com aro de 16 polegadas.

Na hora de estacionar, o novo triciclo Harley-Davidson conta com sistema de freio de estacionamento, como nos automóveis. A suspensão traseira, com acionamento independente em cada roda, também foi especialmente desenvolvida e adota amortecedores a ar, com possibilidade de regulagem. Entretanto, para manobrar o Tri Glide, com grandes proporções e volumes, além dos 400 quilos, uma surpresa que pode virar martírio: a marcha a ré de acionamento elétrico é somente opcional...

O motor do novo triciclo obedece à tradicional configuração da Harley-Davidson, com dois cilindros em “V” , com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar. Batizado de Twin Cam 103 (103 polegadas cúbicas, equivalentes a 1.690 cm3 de cilindrada, contra o de 96 polegadas ou 1.584 cm3 da Electra Glide), tem alimentação por injeção eletrônica. Eletrônico também é o sistema de acelerador, que funciona à base de sensores. O câmbio tem seis marchas, com última bem longa (over drive), para manter a veocidade em baixas rotações e economizar combustível.

A transmissão final é por correia dentada, em fibra de carbono e klevar, como nas motocicletas da marca, que dispensam manutenção. O Tri Glide conta, ainda, com a mesma carenagem, tanque de combustível, pára-brisa e painel completos, que equipam a Ultra Classic Electra Glide, além de som com rádio e CD Player, alto-falantes para piloto e garupa, rádio intercomunicador, rádio PX, além do controlador eletrônico de velocidade (piloto automático).

FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticias/100061.html