Luis Miguel Almeida
A gama Piaggio MP3 ficou enriquecida com a «entrada em campo» da LT. Esta variante do versátil triciclo italiano pode ser conduzido com carta de categoria B. Uma boa notícia para todos os que vinham a equacionar esta possibilidade mas que se viam privados devido à exigência, até então, de carta de motociclo.A LT junta assim às características já conhecidas, o forte argumento de não exigir um custo adicional, o da carta de motociclo, para livre circulação.Numa altura em que os trânsitos nos centros urbanos são cada vez mais uma dor de cabeça, as scooter e maxi-scooter têm vindo a ser encaradas como uma alternativa, não só pela maior rapidez e agilidade proporcionadas, mas também pelo baixo consumo associado. Porém, a exigência de carta de motociclo têm sido um entrave para alguns dos consumidores. Agora «já não há desculpas».A MP3 é um triciclo que revolucionou o mercado das scooter já que dispõe de duas rodas na dianteira e um complexo sistema de suspensão que permite que se incline como se de um motociclo se trata-se mas evita que o mesmo tombe. O trem dianteiro garante maior estabilidade, face aos modelos convencionais de duas rodas.Para além da estabilidade em curva, o modelo destaca-se ainda no momento da travagem, assente em três discos, já que o facto de possuir duas rodas na dianteira se traduz numa maior superfície de contacto com o solo, na ordem dos 20 por cento.Mesmo quando imobilizada, a MP3 possui um dispositivo que impede que se desequilibre. Não é por isso de estranhar que sejam cada vez mais os automobilistas os adeptos do modelo italiano.A MP3 está disponível no mercado nacional com duas motorizações, de 250cc e 400cc, sendo o preço de comercialização de 5740 euros (+ IVA) e 6990 euros (+ IVA), respectivamente.
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